quinta-feira, 17 de junho de 2010

Busk.com

A simpática JOCIMARA RODRIGUES DE SOUZA sugere aos colegas de curso: "Eu queria indicar para os nossos colegas este site, que para mim tem sido de grande valia e talvez interesse a mais pessoas. É o http://busk.com/. Um "colecionador de notícias" que pode auxiliar nossos colegas na busca de notícias e no compartilhamento das mesmas. Achei que seria interessante postar no blog, o que vc acha? Abaixo mando um descritivo do site.

Rede social brasileira com funcionalidades pioneiras quer ser o lugar mais simples para encontrar, colecionar e compartilhar notícias.


Quando o assunto é internet, falar em inovação é quase uma redundância. Diariamente, surgem milhares de novidades promissoras. O que seria revolucionário dentro desse turbilhão? Durante quatro anos, Helder Araújo (TEDxSP e Webcitizen) e João Mognon (box 1824) realizaram uma pesquisa e desenvolvimento, simultâneo, de uma rede social que prioriza o que há de mais antigo, transformador e, ao mesmo tempo, inovador no mundo: aprender.

“As pessoas se aproximam pela troca de informação. Elas têm prazer nessa troca, no diálogo, em contar e ouvir histórias, seja sobre futebol ou cinema russo. Mais de 75% do nosso conhecimento não vem da sala de aula e sim do aprendizado informal. A internet deixou isto evidente e vivemos neste momento em que a educação formal esta em crise, mas que ao mesmo tempo, o processo informal causa uma certa angústia nas pessoas. Isso, pelo excesso de informação, claro, mas principalmente porque não há uma forma simples de busca, gestão e troca do conhecimento. Foi pensando nisso que desenvolvemos o Busk.com”, conta Araujo.

Buscar: Social Searching
Os usuários que disponibilizarem seu perfil público, além de compartilhar as notícias salvas, compartilham também suas buscas. Isso estimula a chamada Social Searching. Ou seja, a partir do momento em que sua rede sabe que esta buscando informações sobre determinado tema, pode colaborar com indicações de fontes, autores ou artigos relacionados. Além disso, entre as vantagens da busca dentro da plataforma esta a curadoria dos sites, blogs e mídias especializadas que integram seu banco de dados. Todos os canais que participam do clube de publicadores do Busk.com disponibilizaram seus ‘feeds’ para que a notícia seja visualizada integralmente na própria página de busca, incluindo vídeos, fotos e infográficos. Já o resultado é apresentado por ordem cronológica. Com isso, o leitor tem acesso ao conteúdo mais recente publicado sobre o tema de sua busca. O critério privilegia a novidade dentro de milhares de fontes selecionadas a dedo.

Salvar: Social Bookmark
A coleção de notícias salvas pelos usuários formam seu brainpie: um infográfico de seu consumo de informação. O mapa apresenta em porcentagem os interesses do usuário, filtrados a partir de tags, fontes, autores, idiomas e categorias. Ao clicar em qualquer uma destas opções, é possível visualizar todo o conteúdo acumulado. A Social Bookmark permite que o conhecimento adquirido seja compartilhado e ainda que os usuários se tornem fontes e pontos de partida para novas descobertas, como já acontece organicamente na rede, porém de forma sistematizada e aglutinada. Para salvar as notícias em sua coleção, basta selecionar a opção ‘colecionar', que aparece no menu dentro delas. A lógica de armazenamento é estabelecida através de tags. Com isso, é possível que você descubra que aquele seu amigo com quem frequentemente discute cinema, por exemplo, se interessa 20% por tecnologia e 5% por futebol. As buscas também podem ser salvas, tornando o acompanhamento mais simples. Se diariamente você tem interesse em ler sobre o que determinado site ou autor diz sobre educação, basta salvar a busca por meio dos comandos.

Compartilhar: Social Reading
Um dos principais objetivos do Busk.com é estimular o aprendizado informal, facilitado com a troca de conhecimento entre usuários. O usuário pode compartilhar o conteúdo que acessa com seus amigos através de outros canais, como o Twitter, Facebook, Orkut, Email ou dentro do próprio Busk.com, tornando seu perfil público. A Social Reading aqui adquire uma funcionalidade ainda mais rica, pois além da organização bastante simples da coleção dos usuários e da atualização em real time de suas ações, possibilita a comparação entre perfis por afinidade - uma das funções mais inovadoras da ferramenta. Com ela, é possível saber qual é o grau de afinidade (baixa, alta, razoável) entre quaisquer perfis de acordo com o conteúdo salvo e, assim, aprender mais com sua rede, seja pelos assuntos em comum, seja em assuntos diferentes. O Busk.com ainda permite a interação direta entre a rede, através do espaço para comentários dentro de cada notícia salva.

Segundo Araujo, “Outras funcionalidades sempre serão agregadas ao Busk. Mas com esta versão inicial já conseguimos estimular o que chamamos de Social Search, Social Bookmark e Social Reading num só canal. Nós compreendemos que as pessoas são colaborativas por natureza e valorizam as relações interpessoais pela troca de conhecimento”. O Busk.com estrá em construção contínua e neste processo é fundamental a participação e interação com os usuários. “Testem a nossa rede e compartilhem com a gente o que acham e desejam dela. Se algum site de seu gosto não estiver lá dentro, por exemplo, entre em contato. Sempre ajudamos a dar relevância a sites de fora, mas nunca tivemos a oportunidade de construir algo nosso, para o mundo. O pedido é de que colaborem para que o Busk seja o que queremos dele e vamos fazer isso juntos”, finaliza.

Um comentário:

  1. Opa, já me cadastrei!!! Bora "colecionar" textos de interesse. Obrigado pela dica, JÔ!

    ResponderExcluir