segunda-feira, 28 de junho de 2010

COLEÇÃO NEMIROVSKY LEVA MODERNISTAS A CIDADES PAULISTAS

Para quem puder vir a Praia Grande, Litoral de SP...

Exposição itinerante segue para Praia Grande, reunindo obras de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Portinari, entre outros.

O modernismo brasileiro vai ultrapassar as fronteiras da capital paulista e chegar a outras cidades do Estado de São Paulo. Idealizada pela Secretaria do Estado da Cultura e pelo SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande, a exposição itinerante “Coleção Nemirovsky: Obras em Destaque” entra em cartaz no dia 29 de junho no Palácio das Artes. São 22 obras pertencentes ao acervo da Fundação Nemirovsky, que aderiu à iniciativa a convite da Pinacoteca.

Com curadoria de Maria Alice Milliet, diretora da Fundação, a itinerância teve início em 7 de maio, no Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi. É a primeira vez que essas cidades recebem uma exposição desse porte, reunindo obras antológicas como: Distância e Paisagem Antropofágica VII de Tarsila do Amaral; Mulheres na Janela de Di Cavalcanti; Mogi das Cruzes e Fachada de Alfredo Volpi; Jogo de Pião de Portinari; Casal, Cavalos – Campos do Jordão e As Erradias, de Lasar Segall; entre outras.

O objetivo é democratizar e disseminar a arte brasileira, mostrando, em diversos locais, títulos que são verdadeiros patrimônios da nossa cultura, nunca expostos em museus regionais. “As obras, selecionadas especialmente para esse projeto, constituem um discurso visual forte, pontuado por peças antológicas, matizado pela mescla de pinturas, desenhos, aquarelas e gravuras e, por isso mesmo, variado, fascinante”, explica a curadora. A produção é assinada pela empresa Ponto e Ação.

A exposição no Palácio das Artes, na Praia Grande, ficará em cartaz do dia 29 de junho a 25 de julho. Essa iniciativa dá início a um programa que pretende se estender, no futuro, a outras cidades.

Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca 502 equipamentos, entre públicos e privados, em 159 cidades. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada equipamento e sobre as cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, diversas atividades locais, como programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de funcionários, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as instituições e seus acervos.

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Inaugurada em 1905, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da capital e considerada um dos mais importantes do país. Em pouco mais de um século de atividade, evoluiu de uma única e imutável exposição composta por 26 pinturas, abrigadas em uma única sala, para um acervo com mais de 8 mil obras, nas mais diversas técnicas e de diferentes autores. Distribuídos em dois prédios com mais de 20 mil metros quadrados o prédio projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo em estilo neoclássico eclético, de construção nunca finalizada, foi feito inicialmente para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e hoje tornam a Pinacoteca um museu de referência internacional.

Com conhecimento e experiência consolidados em todas as áreas do campo museológico, da conservação e restauro à educação para públicos especiais, a Pinacoteca do Estado realiza, atualmente, cerca de 40 exposições anuais, apresentando mostras que enfocam os mais diferentes aspectos da produção artística, com ênfase na arte brasileira do século XIX à contemporaneidade. As mostras abrangem as mais diversas linguagens artísticas e permanecem em cartaz, em média, durante três meses.

Fundação Nemirovsky – Durante 30 anos, o casal José e Paulina Nemirovsky se dedicou à arte e agrupou importante coleção, formada por cerca de 200 obras de artistas como Di Cavalcanti, Hélio Oiticica, Tarsila, Goeldi, Cícero Dias, Portinari, entre outros. Depois da morte de José, D. Paulina ficou incumbida da missão de levar a público aquele patrimônio, cumprindo uma decisão tomada por ambos quando instituíram, em 1987, a Fundação Nemirovsky. Em 2004, a Fundação Nemirosky assinou um comodato com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, e um acordo de cessão de espaço com a Pinacoteca do Estado estabelecendo que a Fundação passaria a ter sua sede na Estação Pinacoteca. Desde 2006, um conjunto de mais de 100 obras encontra-se em exposição permanente no segundo andar do edifício.


Maria Alice Milliet - É historiadora da arte, crítica e curadora. Mestre em História da Arte pela ECA/USP e Doutora pela FAU/USP. Foi diretora técnica da Pinacoteca do Estado de São Paulo de 1989 a 1992 e do Museu de Arte Moderna de São Paulo de 1993 a 94. Atualmente, dirige a Fundação José e Paulina Nemirovsky, em São Paulo. Como curadora independente, tem realizado exposições em diversas galerias e instituições, dentre elas, MASP, MAC-USP, MAM-SP e MAM-RJ. É autora dos livros Lygia Clark: Obra-Trajeto, Tiradentes, O Corpo do Herói, Lothar Charoux, A Poética da Linha, além de ensaios críticos em catálogos e periódicos.

Serviço
Exposição:
Coleção Nemirovsky: Obras em Destaque
Curadoria: Maria Alice Milliet
Local: Palácio das Artes - Praia Grande
Visitação: 29 de junho a 25 de julho 2010 (Praia Grande)
Horário de visitação: Terça a domingo, das 14h às 18h.
Endereço: Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600 - Boqueirão (13) 3496-5716 ou (13) 3496-5707- Praia Grande - SP
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário