sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ator Chico Diaz será homenageado no 8o. Curta Santos

Com mais de 40 filmes na bagagem, o ator receberá em Santos o trofeu Cláudio Mamberti na noite da pré-estreia de seu novo trabalho, “O Sol do Meio Dia”.


Jeitão de brasileiro e pinta de brasileiro, Chico Diaz nasceu na cidade do México mas é - reconhecidamente - um dos maiores talentos do cinema do Brasil, onde desembarcou aos 10 anos de idade.

São mais de 30 anos de carreira, várias novelas e minisséries, além de mais de 40 filmes. Entre eles, O Contador de Histórias, Benjamin, Amarelo Manga, Policarpo Quaresma, Os Matadores, Corisco & Dadá, O Homem da Capa Preta, Águia na Cabeça, Quilombo e Inocência. Em Baile Perfumado e Barrela atuou ao lado de Cláudio Mamberti, que batiza o trofeu/homenagem concedido a Chico.

Chico Diaz já ganhou os principais prêmios do cinema brasileiro, entre eles o Candango do Festival de Brasília (por Amarelo Manga e A Cor do Seu Destino) e o Kikito do Festival de Gramado (por Corisco & Dadá), além dos prêmios de melhor ator do Festival de Cinema Brasileiro de Miami e do Festival de Recife (por Os Matadores).

Foi indicado ao Prêmio Shell pela peça “Moby Dick”, e atualmente ensaia o texto de “A Lua Vem da Ásia”, de Campos de Carvalho, espetáculo que será encenado brevemente. Curiosamente, o tema deste trabalho é a questão manicomial, que direta ou indiretamente está relacionada com o tema do Curta Santos deste ano.

No 8o. Curta Santos, Chico Diaz receberá o Trofeu Cláudio Mamberti na noite de 17 de agosto, por ocasião da pré-estreia de seu novo trabalho, o filme “O Sol do Meio Dia”, dirigido por Eliane Caffé.

O novo filme de Chico Diaz

“O Sol do Meio Dia”, novo longa de Eliane Caffé, mostra a intrigante história de dois personagens fascinantes: Artur (Luiz Carlos Vasconcelos), um criminoso à procura de sua redenção, e Matuim (Chico Diaz), o divertido e encrenqueiro dono de uma velha embarcação. Sob o escaldante calor do estado do Pará, suas trajetórias entrarão em conflito com a chegada de Ciara (Cláudia Assunção), uma mulher sofrida que busca sua liberdade.

Com roteiro de Luiz Alberto de Abreu e da própria Eliane Caffé, “O Sol do Meio Dia” também traz Ary Fontoura em participação especial.

O filme é inédito no circuito comercial brasileiro e já ganhou o Troféu Redentor de melhor ator no Festival do Rio em 2009 para Chico Diaz e Luiz Carlos Vasconcelos.

Veja mais sobre o filme em www.osoldomeiodia.com.br e www.politheamafilmes.com.br


Troféu Cláudio Mamberti

O Troféu Cláudio Mamberti é concedido a personalidades artísticas que, pelo conjunto de sua obra, contribuíram diretamente para o fomento do mercado audiovisual nacional. O nome da premiação é uma sincera e emotiva lembrança ao grande ator santista Cláudio Mamberti (1940 - 2001), que ao longo 40 anos de carreira - comemorados em 2000 com a peça “O Homem do Caminho”, do também santista Plínio Marcos - atuou em cinema, teatro e televisão. Estreou profissionalmente em Santos, após um breve contato com Patrícia Galvão, a Pagu, que dirigia um grupo de teatro.

Na tela grande, algumas de sua atuações marcantes foram em “Barrela”, “Kuarup”, “Cidade Oculta” e “O Quatrilho”. No teatro, atuou em “O Balcão”, de Jean Genet, e “Cemitério de Automóveis”, dirigidas por Victor Garcia. Nos anos 70, esteve nos elencos de “Gota d'Água”, de Chico Buarque e Paulo Pontes, e “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque, dirigida por Luís Antônio Martinez Corrêa. Atuou sob a direção de outros nomes consagrados como Moacyr Góes (“Romeu e Julieta”) e Ulisses Cruz (“Encontrar-se”, de Pirandello). Na TV, Mamberti participou das novelas “A Viagem”, “Helena” e “Tocaia Grande”, e das mini-séries “O Tempo e o Vento” e “O Primo Basílio”.

Em edições anteriores do Curta Santos, o trofeu Claudio Mamberti foi entregue aos atores José Wilker, Edson Celulari, Matheus Nachtergaele e Paulo César Pereio.

O Curta Santos

Sob o tema "Só os Loucos Sabem...", o Curta Santos deste ano será realizado de 14 a 18 de setembro, e terá em sua programação nada menos que dez mostras, sendo quatro competitivas (Olhar Caiçara Independente, Olhar Caiçara Universitário, Videoclipe Brasilis e Videoclipe Caiçara) e seis não competitivas (Curta Cris, Curta Matinê, Mostra de Longas, Olhar de Rua, Mostra Chico Botelho - Retrospectiva Eliane Caffé e Só os Loucos Sabem...).

Além das já tradicionais oficinas, workshops, mesa redonda e bate-papos com profissionais da área.

O Curta Santos é uma realização da Associação dos Artistas e da Associação Cultural Olhar Caiçara em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, Sistema A Tribuna de Comunicação e Roxy Cinemas.

Serviço:

Curta Santos homenageia Chico Diaz com o Trofeu Cláudio Mamberti.
Dia 17 de setembro de 2010, na pré-estreia do filme
“O Sol do Meio Dia”.
Horário: 20:00 horas.
Cine Roxy Gonzaga - Av. Ana Costa, 443 - Gonzaga - Santos.

Acompanhe tudo sobre o Festival em:
www.curtasantos.com.br
www.curtasantos.blogspot.com
www.facebook.com/curta.santos
www.orkut.com.br
www.youtube.com/curtasantos
www.twiiter.com/curtasantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário