quinta-feira, 1 de julho de 2010

FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO PRORROGA INSCRIÇÕES PARA AS OFICINAS ATÉ 05 DE JULHO

Foram estendidas até o dia 05 de julho as inscrições para as oficinas audiovisuais promovidas pelo 5º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que acontece de 12 a 18 de julho no Memorial da América Latina, Sala Cinemateca BNDES, Cinusp, MIS e Cinesesc, sempre com entrada franca.

São cinco oficinas teóricas e práticas de cinema voltadas para público amplo, ministradas em espanhol e português: Estratégias de Co-Produção e Difusão; Crítica, Montagem, Direção e Criação Cinematográfica e Roteiro.

Gratuitas, as inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico oficinas@festlatinosp.com.br.. Os interessados deverão enviar currículo referente à área audiovisual em português e uma carta de intenção (os interessados nos cursos de Produção e Roteiro devem enviar a carta de intenção em espanhol), com tamanho máximo de uma lauda.

As oficinas são uma realização da Cinemateca Brasileira, da Sociedade Amigos da Cinemateca e da Ciba-Cilect (Cilect Ibero América – Centre International de Liaison des Écoles de Cinema et Télèvision). O Festival é uma realização do Memorial da América Latina e da Secretaria de Estado da Cultura, com organização da Associação do Audiovisual.

Os selecionados são divulgados até 8 de julho de 2010.

Oficina “Crítica”

Professor responsável: José Carlos Avellar
Dias: 13, 14, 15 e 16 de julho de 2010, das 10h00 às 13h00
Total de vagas: 15
Local: Memorial da América Latina

José Carlos Avellar: Jornalista de formação, Avellar trabalhou por mais de vinte anos como crítico de cinema do Jornal do Brasil. Atualmente é integrante do conselho editorial da revista Cinemais e da publicação virtual El ojo que piensa, da Universidade de Guadalajara (México). É consultor dos festivais internacionais de cinema de Berlim (desde 1980), de San Sebastián (desde 1993) e de Montreal (desde 1995). Desde 2006 é também curador (com Sérgio Sanz) do Festival de Gramado. Já publicou vários livros de ensaios sobre cinema, entre eles "A ponte clandestina – teorias de cinema na América Latina", e é co-autor de dezenas de trabalhos sobre o cinema brasileiro e latino-americano - entre eles "Le Cinéma Brésilien" (Centre Pompidou, Paris).

Oficina “Roteiro”

Professor responsável: Flavio González Mello
Dias: 13, 14, 15, 16 e 17 de julho de 2010, das 10h00 às 13h00
Total de vagas: 15
Local: Memorial da América Latina

Flavio González Mello:
Mexicano, é autor de narrativas para cinema, televisão e teatro. O filme “Domingo siete”, escrito e dirigido por ele, obteve o Prêmio Ariel para Melhor Média-Metragem de Ficção pela Academia Mexicana de Cinema em 1997. Escreveu o roteiro original de “Pachito Rex”, produzido pelo IMCINE e CCC (México). Também dirigiu uma série de programas de televisão e é autor de algumas bem-sucedidas peças de teatro como “Olímpia 68” (2008), Édipo en Colofón (2009), entre outras.

Oficina “Direção e criação cinematográfica”

Professor responsável: Marcelo Gomes
Dias: 13, 14, 15, 16 de julho de 2010, das 10h00 às 13h00
Total de vagas: 15
Local: Memorial da América Latina

Marcelo Gomes: Dirigiu diversos documentários para TV e colaborou para o roteiro de “Madame Satã”, de Karim Aïnouz, com quem dirigiu a vídeo-instalação “Ah! Se a vida fosse sempre assim”, para a 26ª Bienal de São Paulo em 2004. Seu longa-metragem “Cinema, Aspirinas e Urubus” foi premiado na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes 2005; melhor filme do 29ª Mostra Internacional de São Paulo e melhor filme de 2005 pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Seu último filme é “Viajo porque preciso volto porque te amo”, em direção assinada juntamente com Karim Aïnouz.


Oficina “Tendências inovadoras na criação e produção cinematográfica

(da co-produção internacional ao cinema colaborativo) ”
Professor responsável: Joan Álvarez
Dias: 13, 14, 15, 16 e 17 de julho de 2010, das 10h00 às 13h00
Total de vagas: 15
Local: Memorial da América Latina

Joan Álvarez: Valencia, roteirista, professor e persquisador (Universidad Internacional Menéndez Pelayo, España), tendo trabalhado em diversos projetos como assessor de co-produção.


Oficina “Montagem”

Professor Responsável: Idê Lacreta
Dias: 13, 14, 15 e 16 de julho de 2010, das 10h00 às 13h00
Total de vagas: 15
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo

Idê Lacreta: Uma das principais montadoras do cinema brasileiro, responsável pela montagem de filmes como: “O Aborto dos Outros” (Carla Gallo), “Ântonia – O Filme” (Tata Amaral), “500 Almas” (Joel Pizzi), “Latitude Zero” (Toni Venturi), “Por Trás do Pano” (Luis Vilaça), “Corpo” (Rubens Rewald e Rosana Foglia), “Urbania” (Flávio Frederico), “Um copo de cólera” (Aluísio Abranches), “O Pais dos Tenentes” (João Batista de Andrade), “Um Céu de Estrelas” (Tatá Amaral), “Ópera do Malandro” (Ruy Guerra), entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário