quarta-feira, 1 de setembro de 2010

LIVRO DA IMPRENSA OFICIAL COMEMORA DEZ ANOS DO FILE - FESTIVAL INTERNACIONAL DE LINGUAGEM ELETRÔNICA





“Teoria Digital 00-09”, livro editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e pelo FILE, faz um panorama da evolução das mídias digitais nestes dez anos e ainda busca perspectivas para a fusão entre arte e tecnologia. O lançamento do livro está marcado para segunda (23) na Casa das Rosas.




Teoria Digital 00-09 10 Anos de FILE
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Org. Paula Perissinotto e Ricardo Barreto
Pgs 424
R$ 80,00


Há dez anos, o FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica movimenta o cenário artístico com a transversalidade da arte, ciência e tecnologia. Neste período a comunidade de artistas e pensadores voltada para o tema colaborou de maneira significativa para o debate no Brasil. Agora, artigos de 25 destes nomes foram reunidos no livro “Teoria Digital 00-09”, parceria da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e o FILE, com lançamento marcado para esta segunda (23), a partir das 18h30 na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37).

A coletânea organizada pelos idealizadores do FILE Paula Perissinotto e Ricardo Barreto expressa pensamentos, visões e antecipações vividos nesta primeira década do século XXI no âmbito da arte, da ciência e da tecnologia. O livro contempla também a produção gráfica realizada pelo FILE nestes dez anos, com possibilidades de novas experimentações e inovações de ferramentas digitais na área do design gráfico e do design digital interativo para Internet.

Para Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial, quando uma nova tecnologia se torna disponível ao grande público, a comunicação digital sempre traz novos caminhos, modifica comportamentos e impõe transformações. “A Imprensa Oficial é testemunha desse processo e dos seus benefícios, sobretudo para a preservação de informações e multiplicação do acesso. O acervo completo dos 118 anos do Diário Oficial está digitalizado e livre para consulta gratuita pela internet. Idealizada para registrar, preservar e difundir a história dos protagonistas das artes cênicas brasileiras, a Coleção Aplauso também está disponível, com 170 títulos para download gratuito. Os maiores e mais importantes museus do mundo já incorporam visitas virtuais; uma nova arte surge também dos bits e bites, revolucionando linguagens e conceitos”, explica.

Os organizadores da coletânea comentam que os 25 autores presentes no livro foram responsáveis pela expansão e enriquecimento das exposições e simpósios realizados nas edições do FILE, garantindo ao evento a importância e visibilidade mundial que ele tem hoje. “A missão do FILE é acima de tudo promover e estimular o universo estético na idade digital através da democratização de informação e da acessibilidade do público às produções culturais. Com a colaboração de vários parceiros conseguimos nos inserir na agenda internacional de eventos de arte eletrônica” revela Paula.

No volume estão textos dos seguintes autores: Artur Matuck, Bo Kampmann Walther, Cicero Inácio da Silva, Claudia Giannetti, Fabiano Alves Onça, Jairo Lugo, Jane de Almeida, Jussi Parikka, Lev Manovich, Lucio Agra, Markku Eskelinen, Merlyn Lossada, Michael Betancourt, Noah Wardrip-Fruin, Paul D. Miller, Paula Perissinotto, Renato Cohen, Ricardo Barreto, Richard Rinehart, Sheldon Brown, Steve Dietz, Theodor Holm Nelson, Tony Sampson, Vanderlei Lucentini e Wilton Azevedo.

SOBRE O FESTIVAL
O FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, maior evento do gênero no Brasil e na América Latina, há onze anos, insere o Brasil no contexto mundial da arte e tecnologia. Trata-se de uma compilação de produções artísticas no campo das artes eletrônicas e digitais, além ser um indicador da pluralidade desta linguagem no mundo contemporâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário